17.9.04

Futuro ? o que é isso ?

Ao entrar no ônibus, ontem, indo para casa, percebi um casal de Hippies mulambentos sentados no fundão.

Alguns pontos antes do qual eu iria descer, vi que os maltrapilhos se levantaram. Curioso, fui dar uma olhada na estirpe da dupla e percebi que a "madame" segurava, no colo, uma criança remelenta.

Fiquei pensando, durante o restante do percurso, qual seria a sina dessa criança.

O pai fedendo a álcool, empunhava um carrinho de bebê, aparentemente feito em casa, pois no lugar da "poltrona" do bebê, havia um pedaço de pano, amarrado à estrutura de ferro completamente enferrujada.

Sei que isso é uma coisa comum, basta olhar nos sinais e debaixo das pontes e viadutos, porém, o que me fez pensar não foi a situação em que eles se encontravam, mas sim, a opção que fizeram para chegar a esse ponto.

Ser hippie, até onde eu sei, é uma filosofia de vida, ou algo parecido, ser mendigo, nem sempre.

Talvez um mendigo sonhe em trabalhar, ter uma vida digna, poder comer em um restaurante de verdade, não apenas nos abrigos públicos.

Um mendigo pode estar nessa situação por falta de oportunidade, um hippie, nem sempre.

Posso estar errado, mas desconfio que, se aquela criança (aparentemente uma menina), não tiver alguém -- um vizinho, um amigo, ou até mesmo um estranho -- para dar-lhe apoio e, principalmente, instrução, poderá ser, no futuro, uma prostituta, uma criminosa ou, até mesmo, não estar aqui para contar a história.

[Ouvindo: Deeper Shade Of Soul - Urban Dance Squad - (6:20)]

0 comentários: