21.4.09

uma imagem vale mais que mil palavras...

Leia mais...

7.4.09

O Google emburrece as pessoas?

Tá certo, talvez o título deste post seja um pouco agressivo demais. Talvez o Google não esteja emburrecendo as pessoas, mas será que não está as tornando mais preguiçosas e fazendo com que guardem cada vez menos coisas na memória?

Já escrevi por aqui a respeito do que acredito ser um comportamento normal do nosso cérebro, guardando apenas as informações mais relevantes enquanto descarta as menos importantes de nossa memória, porém acredito que o Google talvez esteja fazendo com que esqueçamos coisas que também são relevantes.

Já está se tornando comum as pessoas responderem a uma pergunta com outra: "já viu no Google?". Já existem até expressões para isso: "Google it", "Googlar", etc. Frequentemente as pessoas procuram algo no Google, obtém a informação que precisam e, semanas depois, já não se lembram mais daquilo. Quando precisam da informação novamente, simplesmente recorrem ao Google sem ao menos tentar resgatar aquela informação na memória.

É provado cientificamente que o nosso cérebro precisa ser exercitado para que não atrofie (Li isso em algum lugar, mas não me lembro agora, procura no Google...) e desde que "googlar" passou a fazer parte de nossa rotina, estamos exercitando cada vez menos nosso cérebro.

Meu sobrinho de 10 anos disse-me outro dia, por MSN, que estava fazendo um trabalho pra escola e que estava pesquisando algumas informações na internet. Cerca de 15 minutos depois, despediu-se de mim dizendo que já tinha acabado o trabalho, pois havia achado um texto no Google.

Quando eu tinha a idade dele, passava horas procurando nas enciclopédias as informações que eu queria, copiava aquilo que precisava pro meu caderno e depois passava a limpo na folha de papel almaço. Sim, papel almaço... Não sabe o que é isso??? Procura no Google...

Hoje, em 15 minutos meu sobrinho faz uma busca no Google, lê meia dúzia de linhas, marca o texto, tecla CTRL+C, abre o Word, tecla CTRL+V, escreve mais meia dúzia de linhas para a conclusão, escreve seu nome, salva o arquivo e manda pra professora, por e-mail...

Enciclopédia? Já era... Li outro dia uma matéria informando que a Microsoft decidiu abandonar de vez a Encarta. Nem enciclopédia digital temos mais. Não lembro onde li isso, mas acho que você já sabe o que fazer para achar essa reportagem, não ?

Leia mais...

6.4.09

Catatônico

Parte IV

Marli acompanhou o pai na ambulância ao lado do bombeiro que seguia medindo os sinais vitais de seu Azevedo. Um dos bombeiros tomou a direção da ambulância enquanto o outro, no banco do passageiro, ligava o rádio para acompanhar o jogo da seleção.

"Luiz Fabiano recebe na entrada da área, corta pra direita, chutou... NA TRAVE !!!!" -- Gritou o locutor, entusiasmado.

-- Olha aí rapaz... Dois a zero já... Pra quem tava tomando sufoco, até que tá bom pacas. -- Disse o bombeiro que havia ligado o rádio

Seu Azevedo arregalou os olhos e murmurou algo. Marli aos prantos fez menção em abraçar o pai, mas foi impedida pelo bombeiro que a informou que deveria manter-se calma para que ele pudesse cuidar de seu Azevedo.

-- Mas ele tentou falar alguma coisa! Ele tentou falar alguma coisa!
-- Dona Marli, fique calma! -- Disse com voz firme, o bombeiro -- A senhora precisa manter a calma...

O bombeiro reclinou-se em direção a seu Azevedo e ouviu seu murmúrio: "aumenta..."

-- Aumenta!?!? -- Disse o bombeiro
-- Quer ouvir o jogo Matias? -- Perguntou o motorista
-- Jogo? Que jogo?
-- Ué? Você pediu pra aumentar...
-- É isso !!!! Aumenta aí! Ele quer ouvir o jogo...

Chegaram ao hospital e seu Azevedo já apresentava significativa melhora. O jogo estava no fim e o placar continuava dois a zero. OS bombeiros explicaram ao neuro-cirurgião de plantão qual era o cenário. De início, pensaram se tratar de um caso de síndrome do enclausuramento, porém chegaram a conclusão que a teoria do bombeiro Matias podia fazer sentido, apesar de não ter embasamento científico: Seu Azevedo havia ficado catatônico por causa da seleção.

Colocaram seu Azevedo em um quarto da UTI para que ficasse em constante observação e trouxeram uma TV para que pudessem testar a tese do bombeiro. Durante meses seu Azevedo ficou em estado catatônico, melhorando a cada vez que a seleção ganhava e piorando a cada derrota ou empate com seleções inexpressivas.

Certo dia veio a bomba na mídia: Dunga havia sido retirado do comando da seleção brasileira. Nesse dia, ao receber a notícia, seu Azevedo apresentou uma melhora significativa. Dois dias depois já estava conversando normalmente e havia saído da UTI, sendo transferido para um quarto. Rumores apontavam para uma volta de Felipão à seleção e seu Azevedo recebeu alta.

Um mês após alta, seu Azevedo já estava de volta ao seu apartamento. Sua vida havia voltado à rotina de sempre.

Foi então que em uma segunda-feira, assistindo ao Jornal Nacional, seu Azevedo teve um infarto fulminante que o matou. Na TV William Bonner acabara de dizer: "A CBF acaba de anunciar o novo técnico da seleção brasileira. No próximo amistoso, contra a forte seleção do Suriname, o Brasil será comandado por Renato Gaúcho."

Leia mais...