7.4.09

O Google emburrece as pessoas?

Tá certo, talvez o título deste post seja um pouco agressivo demais. Talvez o Google não esteja emburrecendo as pessoas, mas será que não está as tornando mais preguiçosas e fazendo com que guardem cada vez menos coisas na memória?

Já escrevi por aqui a respeito do que acredito ser um comportamento normal do nosso cérebro, guardando apenas as informações mais relevantes enquanto descarta as menos importantes de nossa memória, porém acredito que o Google talvez esteja fazendo com que esqueçamos coisas que também são relevantes.

Já está se tornando comum as pessoas responderem a uma pergunta com outra: "já viu no Google?". Já existem até expressões para isso: "Google it", "Googlar", etc. Frequentemente as pessoas procuram algo no Google, obtém a informação que precisam e, semanas depois, já não se lembram mais daquilo. Quando precisam da informação novamente, simplesmente recorrem ao Google sem ao menos tentar resgatar aquela informação na memória.

É provado cientificamente que o nosso cérebro precisa ser exercitado para que não atrofie (Li isso em algum lugar, mas não me lembro agora, procura no Google...) e desde que "googlar" passou a fazer parte de nossa rotina, estamos exercitando cada vez menos nosso cérebro.

Meu sobrinho de 10 anos disse-me outro dia, por MSN, que estava fazendo um trabalho pra escola e que estava pesquisando algumas informações na internet. Cerca de 15 minutos depois, despediu-se de mim dizendo que já tinha acabado o trabalho, pois havia achado um texto no Google.

Quando eu tinha a idade dele, passava horas procurando nas enciclopédias as informações que eu queria, copiava aquilo que precisava pro meu caderno e depois passava a limpo na folha de papel almaço. Sim, papel almaço... Não sabe o que é isso??? Procura no Google...

Hoje, em 15 minutos meu sobrinho faz uma busca no Google, lê meia dúzia de linhas, marca o texto, tecla CTRL+C, abre o Word, tecla CTRL+V, escreve mais meia dúzia de linhas para a conclusão, escreve seu nome, salva o arquivo e manda pra professora, por e-mail...

Enciclopédia? Já era... Li outro dia uma matéria informando que a Microsoft decidiu abandonar de vez a Encarta. Nem enciclopédia digital temos mais. Não lembro onde li isso, mas acho que você já sabe o que fazer para achar essa reportagem, não ?

4 comentários:

Rafael Reinehr disse...

Cheguei aqui através do Altavista, ou do Cadê só pra dizer: cada povo tem o Oráculo que merece, quer seja o de Delfos ou o de Mountain View, sempre precisamos (e talvez sempre precisaremos)desta engenhoca capaz de mostrar o caminho pra quem está nas trevas.

Anônimo disse...

a google esta uma porcaria só , procuro por trablhos como fonte de pesquisa mas não oferece nada ,entra em outras paginas que não tem nada a haver , realmente ta uma merda , e quando vou ao google não é a procura de trabalhos prontos pra copiar não por que tenho consciência de que isso é errado mas do que isso é crime , então sei como estou pesquisando , não interpretem esta reclamação como de internauta que porcura por trabalhos prontos de terceiros , eu uitlizo como fonte de pesquisa e site esta uma merda , uma porcaria, todo mundo se queixa da merda que esta o google. po realmente perdeu a credibilidade pra mim ,a chei que fosse meus colegas que não soubessem utiliza -lo mas vejo que realmente eles estão certos , me serviu de alerta e não vou mais utilizar o google a prestação de serviço é horosa.

Anônimo disse...

mas é obvio que meu comemtário não será exibido né? olha só não vou perder mas meu tempo não fui

Eduardo Junqueira Ferreira disse...

Ô anônimo,

Você não acha que este é um "site do Google" né?

Apesar de achar que seu comentário não tem pé nem cabeça, tá ele aí...