9.8.04

Almoço em família

   Almoços em família são sempre um barato.

   Começa com a família descendo de três carros e invadindo o salão do restaurante. Inicia-se então, a acirrada disputa pela escolha da mesa. O vovô, fumante, quer sentar-se próximo a janela, mesmo a janela estando na ala dos não-fumantes. A cocotinha quer ficar naquela mesa bem ao centro, afinal, quer que todos vejam sua nova mini-blusa, comprada em uma dessas lojas de grife. A mulecada simplesmente não quer sentar, prefere correr de um lado para o outro no restaurante, de preferência derrubando os garçons e colidindo selvagelmente com as outras mesas.

   É neste momento que irrompe o urro histérico do pai, gritando com as crianças, ordenando que fiquem quietas (na maioria das vezes funciona, nem que seja por cinco minutos).

   Todos acomodados, não sem antes brigarem pelas "posições" na mesa, inicia-se o ritual dos "pedidos que deixam o garçom tonto". O vovô pede a caipirinha, ensinando o garçom como deve prepará-la, dizendo, um a um, os ingredientes e a ordem em que devem ser misturados. A filha mais nova pede um suco de melancia com abacate, sem gelo, com adoçante. E inicia-se uma nova batalha, desta vez pela marca da cerveja que deve ser pedida.

   Após devorar os pães devidamente temperados com azeite e sal, chega a hora de fazer o pedido. O garçom aproxima-se da mesa pronto pra anotar o pedido, com uma criança agarrada em cada perna, mordendo-lhe os tornozelos.

   Durante alguns minutos a mesa fica em silêncio. Enquanto comem, ouve-se apenas alguns grunidos e sons de tapas, que são desferidos nas crianças, que ao invés de comer, montam castelos com o arroz.

   Após a orgia gastronômica, chega então, o momento fatídico: a conta. O cunhado levanta-se para ir ao banheiro, a mãe leva os filhos pra brincar do lado de fora do restaurante, e o vovô, sem saída, assina o cheque e pede, com sede vingança, um cafezinho por conta da casa.

   Ahhhh !!!! Os almoços em família...

[Ouvindo: Ouro de Tolo - Raul Seixas (2:53)]

0 comentários: